Objetivos da Rede

Os Fins e Objetivos

1. A Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) é a estratégia de vinculação, cooperação e sinergia entre pessoas, instituições, organizações e programas interessados, no desenvolvimento dos cuidados de saúde, gestão, pesquisa e informação e educação inicial e permanente da enfermagem, com a finalidade de contribuir para a promoção e proteção da saúde humana, melhoria permanente da qualidade dos serviços e promover o acesso universal e eqüitativo dos cuidados de saúde no Brasil.

2. A REBRAENSP se baseia na convicção que o trabalho em redes supõe solidariedade, confiança e respeito pelos conhecimentos interculturais e experiências; que a excelência e responsabilidade na participação são imperativos éticos; que o cuidado humano é essencial para a vida plena dos indivíduos e das sociedades, e que a contribuição dos enfermeiros é imprescindível para desenvolvimento sustentável das nações.

3. São objetivos da REBRAENSP:

  • Compartilhar informações e conhecimentos relacionados à área de enfermagem e segurança dos pacientes.

  • Identificar problemas, interesses e prioridades relacionadas com a prática, gestão, investigação e educação inicial e contínua da enfermagem e gerar alternativas de transformação compartilhadas;

  • Promover a articulação entre os membros, para ampliar e fortalecer as suas atividades de cuidado, ensino, pesquisa e cooperação técnica;

  • Potencializar o desenvolvimento de investigações multicêntricas entre os membros;

  • Dar visibilidade à situação e às tendências de enfermagem em segurança do paciente, facilitando a identificação de prioridades de transformação e desenvolvimento.

  • Compartilhar metodologias e recursos tecnológicos destinados às atividades de cuidado, gestão, educação, investigação, informação e cooperação técnica relacionada à enfermagem e segurança do paciente.

  • Promover a produção e uso intensivo de informação técnico - cientifica e referencial sobre enfermagem e segurança do paciente.

  • Promover o acesso equitativo e universal às fontes de informação técnico – cientificas e referencial em matéria de enfermagem e segurança do paciente.

Fonte: Acordos Básicos de Cooperação na Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP)