Quem Somos

A ideia da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) surgiu da criação da Rede Internacional de Enfermagem e Segurança do Paciente, em novembro de 2005, em Concepción Chile e a partir de reuniões promovidas pelo Programa de Enfermagem da Unidade dos Recursos Humanos para a Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde. Nessas reuniões foram analisadas as tendências e as prioridades no desenvolvimento da enfermagem na área de Enfermagem e Segurança do Paciente, foram discutidas as prioridades de cooperação técnica e de intercâmbio de informações e necessidades de estudos que fortalecem o cuidado de enfermagem, a sua gestão, investigação, informação e educação inicial e na área da enfermagem e segurança do paciente.

A Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente é a estratégia de articulação e de cooperação técnica entre instituições diretas e indiretamente ligadas à saúde e educação de profissionais em saúde, com o objetivo de fortalecer a assistência de enfermagem segura e com qualidade.

 

Em São Paulo no dia 14 de maio de 2008, coordenada pela Profª Enfermeira Silvia De Bortoli Cassiani, a Rede foi formalmente constituída como meio de potencializar o conhecimento e esforços entre atores comprometidos com o desenvolvimento permanente desta área no Brasil. Esta reunião, com enfermeiros representantes de vários estados do Brasil e Instituições e Ensino e de Assistência, deu origem a REBRAENSP Nacional e estabeleceu o compromisso de divulgação das metas e de criação de Polos regionais. Estavam Presentes as(os) enfermeiras (os):

Silvia Helena De Bortoli Cassiani (Coordenadora) - Escola de Enfermagem Ribeirão Preto - USP
Ana Carolina G. Bonafim - Hospital do Câncer de Barretos
Ana Elisa Bauer de Camargo Silva – Universidade Federal Goiás
Carla P. Denser – Hospital Albert Einstein
Dirce L. Viana – Instituto da Criança -SP
Edinêis de Brito Guirardello - UNICAMP
Elena Bohomol - Faculdades São Camilo
Fernanda Gimenes - Unicastelo - Descalvado
Flávio Fakih Trevisan – Hospital São Paulo
Hudson M. Taveira– Hospital do Câncer de Barretos
Ivaneide Fagundes Costa – Hospital da Restauração
Janete de Souza Urbanetto – PUCRS
Justina Acker – UNIVATES - RS
Kátia Grilo Padilha – Escola Enfermagem - USP
Lilian Lestingi Labbadia -UNIFESP
Liliane Bauer Feldman - Auditora Hospitalar
Manoel Luiz Neto – EE- Universidade Federal do Amazonas
Maria Angélica Pizani- UFPR
Maria Angélica Sorgini Peterlini -UNIFESP
Maria D’Inocenzo - UNIFESP
Maria Lurdemiler S. Mota – Universidade Federal do Ceará
Mavilde Pedreira -UNIFESP
Raimunda V. Aguiar - UFPR
Regina Célia de Oliveira – Hospital da Restauração – Recife

As reuniões da  REBRAENSP Nacional são itinerantes e ocorrem semestralmente, envolvendo coordenadores e integrantes dos polos regionais.

Conheça os Polos e Núcleos na REBRAENSP em vários estados do Brasil, bem como seus integrantes e ações no "Conheça nossos Polos" na lateral direita da página.