Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021

AJA AGORA PARA O PARTO SEGURO E RESPEITOSO!

CUIDADO MATERNO E NEONATAL SEGURO

Relatos

Quiz

Para o Dia Mundial da Segurança do Paciente deste ano, o tema, escolhido em ampla consulta conduzida pela Organização Mundial da Saúde, foi “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”, acompanhado pelo chamado à ação “Aja agora para o parto seguro e respeitoso!”. As taxas de mortalidade perinatal, tanto materna como neonatal, são extremamente altas, e as causas, paradoxalmente, são em grande parte evitáveis. A pandemia da COVID-19, e suas repercussões para a continuidade dos serviços de atenção à saúde, agravou uma situação já inaceitável, e serviu de alerta para a urgência de uma mobilização mundial.*

 

A Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) elaborou sua programação, com a participação de membros dos 33 Núcleos, para dar voz à luta da enfermagem brasileira pelo “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”.

 

Para a REBRAENSP, o potencial simbólico deste Dia Mundial da Segurança do Paciente se realiza na programação, diversificada e ampliada para todo o mês de setembro, e na mobilização de seus membros, articulada nacionalmente por comissões temáticas, que organizaram, com dedicação e competência, a série de palestras, relatos de experiências, quizzes, cursos, cards temáticos e até uma mostra científica. É a REBRAENSP em ação que, desde 2008, é liderança da enfermagem brasileira pelos cuidados seguros, e pioneira da segurança do paciente no cenário nacional.

 

Convidamos a todos, profissionais da saúde, estudantes e público em geral, a se unirem a nós para a celebração do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021. Participem da programação da REBRAENSP, e juntem suas vozes para alertar o país para a urgência do “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”.

Início