Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – SOBRASP, lança conjunto de documentos “SOS crise sanitária COVID-19: manejo por gestores de serviços de saúde”.

Por Ana Karina Lima Alves Cerdeira.

15 de janeiro 2021 - criamos um grupo com especialistas em Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente pensando na continuidade e mitigação do caos que se instalou em Manaus, focando todos os esforços na prioridade dos suprimentos críticos de oxigênio, que era a notícia da vez em todas as mídias e redes sociais.


Lembro que estava no interior da Bahia, na zona rural, preocupada em como contribuir para auxiliar gestores e trabalhadores a fim de minimizar os macro problemas, que também ali poderiam chegar.
 

Diante do ocorrido, fizemos um roteiro com orientações sobre todas as ideias levantadas, extrapolando o assunto “falta de oxigênio” e já pensando em vários pontos, com linguagem bem básica para identificação e planejamento quando atingida a fase “quente” nas unidades de saúde. 
 

O foco maior foi enxergar as unidades pouco estruturadas (UBS, UPAS e Hospitais de pequeno porte), considerando a maior simplificação possível, partindo da premissa que faz-se necessária a realização de capacitações específicas e que existem muitas dificuldades com aquisição de ferramentas para controle de insumos. Esta é a realidade da maioria do norte e nordeste do país, e que presencio muito nos municípios do interior da Bahia.

 
E deu certo!! Conseguimos descrever tudo que pensamos, discutimos e a partir desses documentos,  com certeza teremos um roteiro de seguimentos, fortalecendo a Segurança dos nossos Pacientes e consequentemente dos Trabalhadores de Saúde para que assim possamos multiplicar saberes em todos os cantos do nosso País.


Agora é só multiplicar!

Ana Karina Lima Alves Cerdeira

 

Enfermeira. Auditora Chefe da Divisão de Gestão de Cuidado do HUPES/UFBA/EBSERH. MSc. em Gestão e Inovação em Saúde. Especialista em Preceptoria em Saúde. Especialista Internacional em Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. Especialista  Especialista em Auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde. Especialista em Metodologia da Assistência de Enfermagem. Coordenadora da REBRAENSP Nucleo Lauro de Freitas - BA. Membro do grupo Coordenador da REBRAENSP Polo Bahia. Membro Sócio Fundadora da SOBRASP.

Clique nos links abaixo para ter acesso aos documentos.

01 de março de 2021.